Continuando o artigo relatório de estágio, em meu período na UNIT, postado há uns meses atrás.

Dessa vez, vou citar projetos gráficos voltados para eventos, e concursos.

FICHA TÉCNICA

a) Solicitante
Empresa/departamento/Nome:
Escritório Modelo de Design Gráfico– Centro – Acto.

Ramo de Atividade:
Serviços na área de design gráfico.

b) Identificação da Peça:
Elaboração de cartaz para concurso do Museu da casa brasileira.

c) Identificação do Designer:
Mário Cesar Fiscina Júnior – estágio em design gráfico.Mês/Ano de execução: abril e inicio de maio.

Horas técnicas: Ilustrações: abril e inicio de maio.

d) Apresentação do Problema/Objetivo
O escritório de design gráfico – Acto – Busca participar costumeiramente de concursos relacionados ao curso em questão, esse ano não foi diferente, O museu da casa brasileira, residindo em São Paulo, divulgou um concurso do cartaz ao qual anuncia os termos e solicitam aos participantes que os cartazes a serem produzidos para participar desse concurso, teriam que seguir critérios estipulados pelos mesmos, diante disso o responsável pelo escritório convocou a equipe, e organizou as atividades e metas de cada membro, fiquei encarregado da pesquisa, e da concepção do cartaz inicialmente.

Através de esboços sempre buscando seguir os critérios citados pela casa do museu, construi uma série de idéias em forma de ilustrações, então algumas foram selecionadas pela equipe do escritório, dois exemplos se sobressaíram, embasados no que pretendíamos transmitir.
Buscamos diferenciar do que ocorreu de mais comum em todos os concursos anteriores, gerando novos conceitos, mas sem perder o foco da essência do que se deveria transmitir.

e) Resultados Esperados
Com a confecção dos cartazes, buscamos representar tudo o que o concurso exigia, não só tecnicamente, mas também conceitualmente, usando um caminho alternativo, optamos pela representação de peças de jogos clássicos, como dominó e cartas, selecionando e organizando peças que conceituassem bem criativamente o que se pretendia valorizar, baseado nos selecionados dos concursos anteriores nas simbologias e representações de cada cartaz.

f) Etapas do Projeto:
A etapa inicial para as elaborações dos cartazes consistiu na pesquisa e a geração de esboços, inicialmente baseados no que foi apurado, de concursos de mesma natureza,arrecadando idéias e procurando não seguir os
mesmo s caminhos dos anteriores,mas respeitando a linha de exigência que esteja acordando com as normas do concurso.
O processo das escolhas das alternativas, até o resultado final, foi meticulosamente planejado, baseando-se no conhecimento da equipe, coordenada pelo professor, que selecionou a estagiária Shirley, para confeccionar o cartaz, usando a ferramenta Adobe Ilustrator , e Photoshop Cs3.

Após o término da construção final dos cartazes, a finalização constituiu da impressão de ambos, e o envio via sedex para o lugar de destino.

Apresentar idéias e criar ilustrações para, estandes no Feivest( Feira de vestibular) da UNIT. Horas técnicas: Ilustrações: maio / período da tarde.

d) Apresentação do Problema/Objetivo
Todo ano a universidade Tiradentes (UNIT) realiza um evento na farolândia onde procura atrair público, popularizando seus cursos e buscando de maneira criativa, atrair mais público e apresentar idéias para o estande onde ficará sendo representado o curso de Design gráfico.
Nesse ano foi solicitada a criação de uma Nova proposta para o estande. Dividimos a tarefa entre nós, cada um ficou responsável por uma parte do projeto, mas sem distinção de conceito, que foi definido anteriormente, dessa forma o caminho a ser seguido para a concepção das ilustrações já estava objetivado.

CRIAÇÃO DE ILUSTRAÇÃO PARA ESTANDE

FICHA TÉCNICA
e) Resultados Esperados:
O conjunto das ilustrações formaria uma estrutura única,de tamanho 2,0 x 2,0m onde apresentaria o processo de criação do design gráfico, e elementos importantes para a formação do profissional e citações da história onde o design se destacou, e ainda uma tela onde apresentaria a disciplina e os professores que dela fazem parte, e como forma de uma animação de maneira descontraída, mas isso só seria realizado mais para o segundo semestre do ano.

f) Etapas do Projeto:
Reunido com a equipe do escritório, mas especificamente com a estagiária Shirley, procuramos algo, que não tivesse sido feito ainda, algum projeto que procurasse simbolizar e valorizar o design gráfico da melhor maneira possível.E foi decidido que através de ilustrações inspiradas no homem vitruviano, e no estilo do estudante de design gráfico, e complementado tudo isso uma estrutura mecânica que remetesse ao processo de criação e ao mesmo tempo em que interligasse tudo isso de maneira coesa e equilibrada. Após o termino dos desenhos, foram escaneados e todo o processo seguinte de acabamento foi realizado no photoshop,para a pintura e no ilustrator para o acabamento para impressão.